Bloqueio Criativo é uma Droga

Resultado de imagem para mind blown

O divisor de águas na hora de criar, seja um desenho, uma música ou um prato novo é, definitivamente, que tipo de experiências foram tidas quanto ao assunto em que se quer focar. Ou seja, desenhando para um livro infantil, toma-se por base os livros infantis que foram lidos pelo artista, e os desenhos que fizeram parte sua vida. Mesmo fazendo pesquisas e entrevistas sobre a área na atualidade, para tentar incorporar novos significados, há uma grande resistência na hora de deixar de lado seus antigos conhecimentos. Então, em toda arte há resquícios, mesmo que mínimos, da própria experiência pessoal do artista (seja uma vivência,  uma ideia passada pela família ou até um preconceito ou resultado de trauma).

Com a velocidade com que temos de viver os dias de hoje, com o estresse e as decepções diárias, o lado criativo do cérebro acaba sendo afetado negativamente, uma vez que uma carga muito pesada de emoções negativas é liberada. Com todas essas preocupações, somadas ao cansaço diário, à rotina, vários artistas, do iniciante ao mais profissional, acabam sofrendo de um mal chamado bloqueio criativo.

O bloqueio criativo não é nada mais que uma temporária falta de criatividade, motivação ou inspiração, que acabam levando a uma queda na habilidade de produzir conteúdo. Isso atrapalha em níveis catastróficos, atropelando datas marcadas para entrega de trabalhos, leva à criação de trabalhos “mal feitos” ou feitos “no automático”, além de afetar o lado emocional de cada artista, levando-o a se sentir fracassado ou não ser mais tão bom quanto antes.

E isso tudo é uma droga.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s